Trilha Pedra do Telégrafo

Primeiro você deve chegar ao centro da Barra de Guaratiba, um bairro no litoral da zona oeste do Rio.

De carro: O acesso para a Barra de Guaratiba é a Estrada Roberto Burle Marx, também conhecida como Estrada Velha de Barra de Guaratiba.trilha pedra do teléfrago

Vindo da Barra da Tijuca/ Recreio, siga até o final da Avenida das Américas e entre à direita depois do Túnel José Alencar.

Vindo de Santa Cruz/ Campo Grande, siga até o final da Avenida Dom João VI e entre à esquerda antes do túnel José Alencar.

De ônibus: Vá de BRT até a estação de Ilha de Guaratiba. As linhas que passam por lá são: Mato Alto x Alvorada, Mato Alto x Recreio, Pingo d’água x Recreio, Pingo D’água x Alvorada e Alvorada x Santa Cruz. Lá pegue o 867- Barra de Guaratiba x Campo Grande. Siga até o ponto final.

De trem: Vá até a estação de Campo Grande usando o ramal Santa Cruz. Saia da estação seguindo para o lado em que fica o Passeio Shopping. O ponto final do ônibus 867 é na rodoviária de Campo Grande, próximo à estação.

Chegando da Praia de Guaratiba, que fica no centro do bairro, você deve pegar o Caminho dos Pescadores. A trilha começa na escadaria do lado da Igreja Nossa Senhora das Dores.

 

Subindo a trilha até a Pedra do Telégrafo

Já na escadaria você vai encontrar umas setinhas amarelas pintadas no chão e nos postes. Siga as setas.

O caminho da trilha é bem marcado já que é muito usado. Dali também é possível seguir em direção às praias selvagens (Perigoso, do Meio, dos Búzios, Funda e Inferno) e a Pedra da Tartaruga.

São mais ou menos 35 minutos de caminhada, dependendo do seu ritmo. No verão é bom levar muita água. Já no primeiro mirante natural você tem uma vista incrível da Restinga da Marambaia, que fica na Baía de Sepetiba.

No final da trilha há uma placa de madeira indicando que você chegou à Pedra do Telégrafo e você consegue ver a bandeira do Brasil tremulando no alto.

Nos finais de semana, há muitas pessoas por lá. Então é melhor ir durante o meio da semana, nas suas férias.

A famosa pedra que parece um abismo é na verdade a Pedra da Bigorna (ou Pedra do Cavalo). Dá pra fazer fotos muito legais lá. A real Pedra do Telégrafo fica mais acima.

 

O que é um telégrafo?

Há muitos anos atrás, antes da internet e das mensagens instantâneas, o telégrafo era usado como instrumento de comunicação rápida entre curtas distâncias. Ali ficava uma base militar brasileira que investigava movimentação nazista durante a Segunda Grande Guerra. A base foi fechada há muito tempo, mas a bandeira do Brasil continua lá.

 contato-fw
Trilha Pedra do Telégrafo
Call Now Button
Translate »