Trilha da Pedra Bonita – RJ

Sobre a trilha da Pedra Bonita

A trilha da Pedra Bonita é uma das mais leves do Rio, com extensão de 1.257 metros, que são vencidos em cerca de 40 minutos de caminhada. A Pedra está localizada na divisa dos bairros de São Conrado e Barra da Tijuca e o acesso principal é por São Conrado. Do seu platô é possível observar toda a extensão da Floresta da Tijuca, as principais praias da orla do Rio e a Pedra da Gávea, com destaque para a Cabeça do Imperador, que fica exatamente de frente para a Pedra Bonita.

Rampa de voo livre

A Pedra Bonita tem uma das rampas de voo livre mais famosas e movimentadas do mundo.

Além da trilha, o local também é muito procurado por amantes do voo livre e recebe, diariamente, dezenas de turistas em busca de adrenalina com os voos de parapente e asa-delta feitos da rampapróxima a entrada da trilha.

Escalada

A Pedra Bonita possui algumas vias de escalada e a mais conhecida é a via Lionel Terray.

Características técnicas

Tempo médio de caminhada: 40 min (ida)
Extensão: 1.257 metros
Atitude máxima: 693 metros
Horário de visitação: 8h às 17h (até às 18h no verão)
Camping: não é permitido acampar no Parque Nacional da Tijuca
Taxa de entrada: gratuita

Localização

Parque Nacional da Tijuca, setor C.
Entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado, no Rio de Janeiro.

Como chegar

O acesso principal é pela Estrada das Canoas, em frente a passarela de São Conrado. Para poupar tempo e desgaste físico, vale a pena subir de carro até o estacionamento da Pedra Bonita. Para quem vem do Alto da Boa Vista, o caminho é inverso, mas pela mesma estrada.

Transporte Público: o acesso até o portão de entrada pode ser feito pela linha de ônibus (448 – Maracaí). Já o caminho que leva até a Pedra Bonita só pode ser feito de carro, taxi e a pé.

Partindo de carro da Zona Sul, siga em direção a São Conrado passando pelo Túnel Zuzu Angel (túnel entre a Rocinha e Morro Dois Irmãos). Ao ultrapassar o túnel, você avistará o Shopping Fashion Mall, continue um pouco mais mantendo-se à direita. Ao passar pelo posto Shell e supermercado Zona Sul, vire à direita e suba a Estrada das Canoas por exatos 4 kilômetros. Vencidos os 4 kilômetros, você verá uma guarita com uma subida um pouco discreta, siga por ela até o estacionamento que fica bem próximo ao início da trilha.

Partindo de carro da Zona Oeste, siga em direção a São Conrado pegando o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas (Túnel do Joá), e seguindo em frente pelo Elevado do Joá. Chegando em São Conrado, pegue o primeiro retorno logo após a passarela. Tenha cuidado, pois você terá que sair à direita logo após fazer o retorno em uma estrada bastante movimentada. Feito o retorno, passe pelo posto Shell e supermercado Zona Sul, vire à direita e suba a Estrada das Canoas por exatos 4 kilômetros. Vencidos os 4 kilômetros, você verá uma guarita com uma subida um pouco discreta, siga por ela até o estacionamento que fica bem próximo ao início da trilha.

Trilha da Pedra Bonita - vista de São Conrado

Trilha da Pedra Bonita - primeira guarita

Trilha da Pedra Bonita - segunda guarita

Rampa de Voo

Trilha da Pedra Bonita - rampa de voo

Trilha da Pedra Bonita - vista de São Conrado

Dicas essenciais

• Vale lembrar que o estacionamento da Pedra Bonita é pequeno e bastante concorrido nos fins de semanas e feriados, principalmente durante as férias escolares, gerando filas demoradas na primeira guarita de acesso;
  • Apesar de muitos corredores de montanha preferirem subir correndo, é aconselhável ir de carro até o estacionamento do local, já que a caminhada pela Estrada das Canoas é longa;
  • O acesso para o estacionamento após a primeira guarita é bem íngreme, portanto certifique-se de que seu carro não esteja muito pesado para não ter dificuldade durante a subida;
  • O acesso ao estacionamento é controlado por funcionários do Parque e os guardadores cobram R$ 5,00 por carro;
  • Para quem não possui carro, vale a pena pensar em rachar um taxi com os amigos, pelo menos para subir até o estacionamento;
  • Próximo da rampa de voo existem banheiros masculino e feminino e um pequeno quiosque que vende salgados, biscoitos e refrigerantes;
  • A rampa de voo conta com uma pequena (pequena mesmo) arquibancada para acomodar os turistas, além de servir como “sala de espera” para quem aguarda seu voo;
  • Com sorte você encontrará alguns saguis e até macaco-prego, comuns na região. Com mais sorte ainda, poderá ver alguns tucanos também;
  • Em dias de Sol forte, o calor é realmente intenso no topo da Pedra, então não esqueça do protetor solar;
  • Não esqueça a câmera fotográfica e tenha certeza que uma das mais belas paisagens carioca aguarda por você.