Roteiro da Trilha do Morro Dois Irmãos

 

Morro do Vidigal

Roteiro da Trilha do Morro Dois Irmãos
Roteiro da Trilha do Morro Dois Irmãos

O acesso para a trilha começa no Morro do Vidigal. Há um tempo atrás, não era possível acessá-las, porém com a UPP ficou bem mais fácil e tranquilo. A partir desse ponto você pode escolher se vai a pé até o ponto mais alto da comunidade ou se pegará algum transporte como mototáxi ou kombi para chegar até o início da trilha de fato.

Início da trilha

início-da-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Chegando no ponto inicial da trilha, perto da Vila Olímpica do Vidigal, você verá algumas casas. É pelos fundos delas que se dá o início, porém não tire fotos nessa região para respeitar a privacidade dos moradores. Daí em diante, você enfrentará pequenas subidas e muita terra seca, que tem várias pedrinhas. Se você não estiver com um calçado adequado escorregará bastante.

Vá com bastante calma no início, pois a trilha aparenta ser bem fácil mas você pode ficar sem fôlego facilmente, pois ela apresenta algumas subidas íngremes.

A trilha do Dois Irmãos

a-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Passado o início, você passará por matas fechadinhas, cheias de plantas que vão te arranhar, por isso faça a trilha com uma roupa adequada. Também fique sempre atento onde você colocará suas mãos, pois existem árvores com espinhos e você poderá se espetar apenas por falta de atenção, porém também poderá acidentalmente colocar a mão em algum animal. Fique de olho também no chão, pois existem vários troncos que demarcam o caminho e você poderá acabar tropeçando.

contato-fw

 

Primeiro Mirante

primeiro-mirante-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Continue andando e você chegará ao primeiro mirante. Dele você já tem um gostinho do que te espera no topo do Irmão Maior. A beleza da paisagem chega a beirar o absurdo, como Deus pode ter feito um lugar tão bonito assim? Você pode ver nesse primeiro momento a Rocinha entendo toda sua imensidão e pode ficar contemplando a pedrinha preferida de todos os cariocas, a Pedra da Gávea. Seguindo adiante você encontrará algumas bifurcações, fique sempre à esquerda e tudo ficará certo!

Rumo ao topo

rumo-ao-topo-da-trilha-do-morro-dois-irmãos

Após esse primeiro mirante a trilha vai ficar bem aberta e você ficará muito exposto ao sol, portanto não esqueça de levar filtro solar. Em compensação, ela fica menos íngreme e você vai conseguir chegar ao topo com tranquilamente. Você ainda passará por outros mirantes e ficará bem exposto ao mar podendo ver as Ilhas Cagarras. Não desista, você já está bem próximo de alcançar os 539 metros de altitude!

Pico do Morro Dois Irmãos

Ao chegar ao topo só tenho uma palavra para definir: MAGNÍFICO! A paisagem no pico é sensacional, você consegue ver o Rio de Janeiro em 360º. Mais a frente do totem que marca o ponto mais alto, você encontrará o principal mirante. Ali você entende o porque de falarem que a Lagoa Rodrigo de Freitas ter formato de coração, fica muito claro isso. Aproveite para descansar, tirar muitas fotos, fazer um lanche e repor suas energias para a descida.

A descida

a-descida-da-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

Não existe muito mistério em relação à descida, pois é o mesmo caminho da subida. Fique atento pois é muito escorregadia, eu mesmo caí de bunda várias vezes. Também fique atento aos impactos no seu joelho, pois isso poderá acabar com sua aventura e resultará em muita dor no final.

Esta trilha é uma das que possui melhor relação entre esforço físico e beleza. Não é muito exigente e compensa com visuais incríveis e ainda pouco conhecidos da Zona Sul carioca.

O que levar

  • Use tênis confortável com meias, e solado para trilhas;
  • Indicado para pessoas com boa saúde e acostumadas a fazerem atividades físicas moderadas pelo menos duas vezes por semana.
  • Carregue os seguintes pertences numa mochila resistente e confortável:
    • Garrafa de 2 litros d’ água por pessoa;
    • Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc…);
    • Boné ou Chapéu;
    • Protetor solar; Repelente; Saco de lixo; Óculos escuros;
    • Capa de chuva; agasalho, Máquina fotográfica;
    • Medicamento de uso pessoal e documentação(RG, CPF e carteira do plano de saúde)

Dicas

  1. Vá bem cedo para não pegar tanto calor ou vá no fim do dia para ver o pôr-do-sol, só não esqueça de levar lanterna de cabeça para fazer a descida de noite. Vale MUITO a pena!
  2. Leve trajes de banho e no fim vá dar um tchibum nas praias mais próximas como São Conrado, Joatinga e Leblon.
  3. Aproveite para fazer um passeio turístico na comunidade.

Roteiro da Trilha do Morro Dois Irmãos

contato-fw
Roteiro da Trilha do Morro Dois Irmãos
Call Now Button
Translate »