Roteiro da Trilha da Pedra Bonita

Trilha da Pedra Bonita

Como falamos anteriormente aqui no Vamos Trilhar, a trilha que dá acesso a Pedra Bonita é uma caminhada muito agradável, que passa por áreas de reflorestamento e também uma privilegiada vista da cidade. Ela tem início na Estrada da Pedra Bonita, na bifurcação da Estrada das Canoas. Para chegar até lá, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas. Seguindo pela mesma estrada que dá acesso à rampa de vôo, do lado direito há uma entrada com sinalização indicando o início da trilha.

Placa da Trilha da Pedra Bonita

A Trilha

A trilha é leve, porém é um pouco íngreme o que faz com que tenha um nível dedificuldade um pouco superior à trilha do morro da Urca . Basta, apenas, ter disposição para andar. Na parte inicial avegetação é um pouco mais densa, fazendo com que a temperatura seja mais baixa e a caminhada mais agradável. Durante o caminho, existem partes mais expostas ao sol com pouca vegetação que possa oferecer proteção natural, por isso existe a necessidade de trazer protetor solar. Além disso, o desgaste fica maior.

A parte final da trilha é a mais cansativa, com subidas leves, mas sem grandes dificuldades. Como o terreno é um pouco arenoso, deve-se tomar cuidado para não sofre uma queda. No término da caminhada, pode-se ver no horizonte a Pedra da Gávea entre a vegetação e finalmente chega-se ao topo da Pedra Bonita.

Vista do topo da Pedra Bonita

O ponto mais alto

O cume é grande e fica sobre uma laje de pedra revelando uma deslumbrante imagem do Rio. Dele temos uma fantástica vista da Praia de São Conrado, Morro Dois Irmãos e demais praias da Zona Sul, Pedra da Gávea, Barra da Tijuca e suas praias, Floresta da Tijuca e algumas áreas da Zona Sul.

Para vocês entenderem melhor, é como estar andando sobre o bairro de São Conrado, tendo como plano de fundo a vizinha Pedra da Gávea, Barra da Tijuca, Zona Sul e até Niterói. Uma dica é andar o máximo pela Pedra para explorar ao máximo as várias vistas possíveis e, depois, sentar e fechar os olhos para ouvir os sons da cidade, lá embaixo, que dão uma idéia da altura alcançada.

Caminho da Pedra Bonita

A descida

Para recuperar ainda mais as energias, aproveite para fazer um lanche. Apesar de a descida ser mais tranqüila do que a subida, é sempre bom estar bem alimentado para que você não passe mal devido o calor.

Rampa de vôo livre - Pedra Bonita

Rampa de Vôo Livre

No retorno, você pode ir conhecer a rampa de vôo livre. Para isso terá que enfrentar um rampa bem íngreme de paralelepípedo. Vale muito a pena observar os vôos de asa delta e parapente que partem da rampa. Quem sabe não rola uma vontade de saltar também? A pista é aberta para profissionais e para quem desejar viver a experiência única de voar. Sobrevoando São Conrado, o vôo dura até 30 minutose o pouso é na praia do Pepino, trecho da praia de São Conrado localizado no fim da Avenida Niemeyer. Deixando o friozinho na barriga de lado, os ângulos e contornos que a cidade ganha durante o vôo são de tirar o fôlego de qualquer um, carioca ou visitante.

Com certeza é uma trilha mais do que recomendada, não só pela sensacional vista, mas também a total interação com a natureza em variadas espécies de nossa flora. Uma aventura sem igual.

contato-fw

Roteiro da Trilha da Pedra Bonita
Classificado como:
Call Now Button
Translate »