Trilha e caminhada inclinada ao topo Morro Urca, levando ao mirante e primeiro estágio do Bondinho do Pão de Açúcar.

É possível chegar ao topo do Morro da Urca, primeira parada do Bondinho que leva ao topo do Pão de Açúcar caminhando à pé. Para isto, é preciso subir uma trilha bastante inclinada, em sua maior parte quase que “escadas” acidentadas de terra ou pedras.

O tempo para se chegar ao topo, para quem está em forma varia de 30 à 40 minutos, dependendo do passo de cada um. Para quem está em forma, vale a pena fazer esta caminhada, sendo uma das turísticas do Rio de Janeiro para quem quer um pouco de aventura.

Como chegar ao início da trilha

A trilha tem início à partir de um ponto da pista Cláudio Coutinho, que tem sua entrada do lado esquerdo de quem olha para o mar, ao chegar na Praia Praia Vermelha no bairro da Urca. A pista Cláudio Coutinho é um caminho pavimentado que segue em torno do Morro da Urca e Pão de Açúcar.

Endereço: Praia Vermelha sem número, do lado esquerdo.

Subida e descida

Início da trilha do Morro da Urca, próxima ao Pão de AçucarMuitos dos que fazem a trilha, sobem até o topo do Morro e depois descem novamente à pé. Para tal é preciso estar em boa forma, embora a descida seja mais fácil, ainda assim exige esforço físico.

O trajeto é feito sob a sombra de árvores em praticamente toda sua extensão, o que cria um microclima agradável. Durante o trajeto, existe muitos obstáculos como pedras, galhos e raizes.

Eu que escrevo este artigo, fiz a trilha no início de Agosto de 2014, subi a pé com minha esposa, mas como o caminho ainda estava um pouco úmido, enquanto subíamos, vimos umas 3 pessoas escorregarem na descida ao passar por nós nos trechos mais íngremes. Então optamos por voltar de bondinho.

Pode voltar de bondinho?

Em Agosto de 2014, os ingressos para o bondinho somente eram vendidos na estação de embarque que fica na Praça da Praia Vermelha. Então se você pretende subir e voltar de bondinho, melhor comprar ingresso antes, do contrário deverá ficar lá em cima até as 7 da noite, quando então o acesso pode ser liberado.

Na verdade não é uma má idéia ficar até o anoitecer, para ver o por do sol e também o belo cenário formado pelas luzes da cidade quando o sol se põe.

Trilha do Morro da UrcaTrilha inclinada e plana do Morro da UrcaParte plana | Mata da trilha do Morro da Urca

Cenas da trilha do Morro da Urca | Clique para ampliar

Cuidados e precauções

A trilha do Morro da Urca é adequada para quem gosta de subir montanhas ou escalada por caminhada, ou seja sem usar equipamentos de alpinismo ou corda, pois não existe necessidade para tal. O caminho embora muito inclinado, é relativo seguro na maioria dos trechos sem pirambeiras ou abismos muito próximos à trilha. Entretanto, em função da inclinação, a caminhada de subida pode ser considerada severa.

Em função de minha experiência, eu não recomendo para pessoas de muita idade ou com preparo físico ruim. Também não recomendo subir ou descer muito tarde, ou próximo do anoitecer, pois em caso de algum acidente, como torção, queda com machucado que impossibilite andar, as coisas podem se complicar, e fica até mais difícil um resgate.

Mapa da trilha do Morro da UrcaEvite dias chuvosos, pois o piso fica escorregadio em função da lama. Enfim, mesmo que o dia não seja chuvoso, é bom escolher um período afastado das ultimas chuvas, para encontrar o piso mais seco possível.

Quando subimos a trilha não havia lama, os piso ainda estava úmido e algumas pedras tinham limo verde, o que necessitava de muita atenção para não escorregar. Em função disto, com piso seco ou úmido, lembre-se de usar tênis com solado antí-derrapante.

Lembre-se de levar boné e repelente contra insetos.

Não se deve jogar lixo no trajeto. A trilha é pequena e não precisa comer durante o trajeto. Mas se levar mochila com algo para beber ou comer durante o trajeto, coloque o lixo em um saco plástico e depois jogue em uma lixeira no topo do morro ou após a descida, em alguma lixeira que você encontrará muito em breve.

Se você nunca tiver feito caminhadas de escalada, seria aconselhável por prudência máxima ir com um grupo e com acessoria de um guia profissional e experiente em trilhas.

Vista de um ponto da trilha do Morro da UrcaPor do sol | Morro da UrcaPor do sol visto do Morro da Urca

Acima à esquerda vista de um ponto próximo ao topo do morro. Ao centro e à direita, por do sol visto do topo do Morro da Urca.

Mapa da trilha

Não é preciso seguir mapa, pois a trilha tem caminho óbvio, com alguma sinalização. Em fins de semana e feriados, sempre encontra-se pessoas subindo e descendo no trajeto, portanto é difícil de se perder.

Ao lado o mapa da trilha do Morro da Urca. A trilha tem seu início no caminho ou pista Cláudio Coutinho, (em vermelho) que contorna o sopé do Morro da Urca de Pão de Açúcar. O traçado da trilha, (visto em azul) é apenas aproximado.

Recomendações oficiais

Ao chegar ao início da trilha, quando lá estivemos, encontramos as seguintes informações e recomendações em uma placa, sob o título de “atenção”, que aqui reproduzimos.

  • 1-Caminhe em pequenos grupos, cinco pessoas é um bom número.
  • 2-O uso de atalhos danifica a vegetação. Use apenas as trilhas planejadas.
  • 3-Animais, plantas e pedras fazem parte deste ambiente. Deixe que completem sua função natural.
  • 4-Use roupas resistentes e confortáveis. Nos pés prefira calçados fechados e leve água para beber.
  • 5-Atenção redobrada em trechos íngremes (muito inclinados) e escorregadios.
  • 6-Cuidado com o fogo. Evite fumar, mas se não conseguir evitar, os cigarros devem ser bem apagados. Fogueiras e velas são proibidas.
  • 7-Recolha o lixo produzido. Traga-o de volta e deposite-o nas lixeiras. Ajude a preservar o ambiente

contato-fw

Conheça a Trilha Pão de Açucar
Classificado como:
Call Now Button
Translate »